top of page
Buscar

Qual a diferença entre Inscrição Estadual e Inscrição Municipal?

  • siteasteconms
  • 26 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 26 de dez. de 2023

A Inscrição Estadual e a Inscrição Municipal possuem lógicas parecidas. Porém, a Inscrição Municipal serve para recolhimento do ISS – Imposto Sobre Serviços, que é de responsabilidade de cada prefeitura.

Por isso, empresas que prestam serviços tanto em ambientes online quanto presencialmente precisam ter um número de Inscrição Municipal na cidade em que se encontram sediadas. Dessa forma, a empresa se mantém regularizada com a Receita Federal e, assim, pode emitir Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) para os seus clientes.



Contabilidade Campo Grande MS
Contabilidade Campo Grande MS


Quem tem Inscrição Estadual precisa ter Inscrição Municipal?


Em alguns casos, a empresa irá precisar ter os dois registros. Por exemplo, se a empresa vende cursos online, será necessário ter número de Inscrição Municipal. A mesma empresa ainda pode vender produtos físicos como livros e, por isso, irá necessitar de uma Inscrição Estadual. Desta forma, será possível emitir Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) para o cliente que fizer o curso online e uma Nota fiscal de produto para quem adquirir o livro.

Mesmo que você já entenda os conceitos, recomenda-se o auxílio de um profissional contábil para ajudar nas questões burocráticas. Desta forma, você irá conseguir formalizar seu empreendimento sem se preocupar com questões relacionadas à legalização e contabilidade.


Fonte: Contabilizei

 
 
 

Comentários


Contato

Envie-nos uma mensagem
e entraremos em contato em breve.

Obrigado(a)

Tel: (67) 3384-5075

Endereço. Rua Paissandú, Nº 136 - Campo Grande, MS

© 2023 - ASTECON CONTABILIDADE. Todos os direitos reservados. 

bottom of page